Santa Isabel do Rio Negro é um município do estado do Amazonas. Pertence a São Gabriel da Cachoeira, faz fronteira com Barcelos, Maraã, Japurá e com a Venezuela.
É lá que fica o Pico da Neblina, o ponto mais alto do território brasileiro, com 2993,78 m de altitude e dá nome ao Parque Nacional onde está situado.Integra a cordilheira formada pela Serra do Imeri,no Planalto das Guianas.


Pico da Neblina
Para lá chegar é necessário subir o rio Cauaburi em voadeiras (velozes canoas de alumínio com motor de popa), até à boca do Igarapé Tucano, onde a trilha se inicia:  próximo à aldeia ianomâmi de Maturacá, a cerca de 800 km de Manaus. Depois de quatro dias de caminhada, andando em média 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do Brasil. O seu nome deriva de se encontrar cobertode nuvens praticamente durante todo o ano.

Foi descoberto na década de 1950 pelo então comandante Mário Jucá, da Panair do Brasil, ao sobrevoar o pico num raro momento em que ele não estava encoberto pela neblina. Até então o Pico da Bandeira figurava como o ponto mais alto do Brasil. Porém, se para os brasileiros o pico era desconhecido, para os venezuelanos não. Chamavam-lhe Cerro Jimé e a área da montanha já tinha sido visitada em 1954 por uma expedição do ornitologista venezuelano (filho de americanos) William H. Phelps, Jr. Em sua homenagem, o pico às vezes é chamado de Cerro Phelps, na Venezuela.

 


Comments




Leave a Reply